…novidades, fofocas, fotos e bastidores de Franca e região e de todo Brasil

CVRA anuncia o vencedor do Concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2014”


Dora Simões e Francisco Edcarlos Lopes

Dora Simões e Francisco Edcarlos Lopes

Acaba de ser anunciado o vencedor do concurso “O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2014”. Francisco Edcarlos Lopes, do restaurante Adegão Português, no Rio de Janeiro, foi eleito o vencedor pelos jurados Dora Simões, presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) Alentejana, Rui Falcão, jornalista e crítico de vinhos português, e ainda Duarte Calvão, especialista gastronômico e diretor do festival anual “Peixe em Lisboa”. A final teve um teste escrito e uma prova oral sobre os conhecimentos adquiridos, tendo o grande vencedor recebido como troféu um decanter de cristal gravado, da Riedel.

Mais do que o prêmio, os 12 finalistas levam consigo o fato de terem conhecido de perto a realidade dos vinhos alentejanos, as grandes variedades de uvas e os distintos terroirs. Os 12 finalistas estiveram durante toda a semana em contato com os produtores do Alentejo. O programa da visita teve como objetivo o contacto real dos sommeliers brasileiros com os produtores e enólogos da região alentejana.

Para além da experiência da identidade vitivinícola alentejana, a CVRA garante que “este concurso terá certamente novas edições, com o objetivo de reforçar a notoriedade dos vinhos alentejanos no mercado brasileiro”.

O Brasil é um dos principais mercados de importação de vinhos do Alentejo. Em 2013, a região alentejana, que é também a preferida à mesa dos consumidores portugueses, registou mais de 2,5 milhões de litros de volume exportado para o mercado brasileiro, um aumento de 12%.

Sobre o Concurso

A 1ª etapa deste concurso, que envolveu 85 sommeliers das cidades brasileiras do Recife, Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, foi realizada durante fevereiro e em setembro de 2013, no Brasil. Baseada num workshop dirigido pelo crítico de vinhos português Rui Falcão, foram apresentados alguns dos conceitos-chave da região do Alentejo, como seu historial, terroir e perfil dos vinhos. De seguida, os concorrentes participaram de uma prova de vinhos onde foram convidados a aferir as mesmas caraterísticas singulares e finalizaram respondendo a um exame escrito. Dessa etapa resultou o apuramento de dois representantes de cada cidade, perfazendo um total de 12 finalistas que viajaram até Portugal, para conhecer de perto a realidade e as especificidades da região alentejana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s